Turismo Religioso
Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo
Praça São Pedro São Paulo, 02 – Vila Nicolau Melick – Paraíba do Sul
Telefone: (24) 2263-1040
Fundada em 14 de março de 1860, porém teve sua obra concluída em 9 de abril de 1882, recebendo os foros da matriz, em louvor a Nossa Senhora da Conceição da Santa Virgem e dos Apóstolos São Pedro e São Paulo. Construção de grande porte de estilo neoclássico, com frontão triangular demarcando a nave central, com torres laterais formando o eixo central de simetria. Até 1932 suas torres se limitavam a altura de frontão, e em 1933 foram concluídas para abrigar seus sinos. Possuía um grandioso altar-mor e cinco altares laterais. O interior da igreja sofreu diversas modificações, descaracterizando sua construção original.
Santuário Bom Jesus de Matosinhos
A igreja é a maior da serra fluminense em um templo de dois andares, em estilo colonial moderno, com duas torres sineiras com cúpulas prateadas na fachada e uma ampla escadaria.
O altar-mor é de mármore e apresenta, ao fundo, uma versão do Bom Jesus de Matosinhos na cruz, em prata e madeira, importada de Portugal. “A bela imagem tem aproximadamente 1,70 m de altura. Jesus está vivo na cruz, tendo o aspecto de jovem e um dos olhos voltado para os céus e outro para terra. Os pés estão cravados um ao lado do outro, cada um com um cravo”, assim descreveu o Reverendo Bispo Emérito de Petrópolis, Dom José Veloso. De acordo com o Padre Márcio Damasceno, pároco local, outras imagens do templo também foram trazidas de Portugal.
Outro espaço do Santuário é a “Sala dos ex-votos”, onde ficam expostos testemunhos milagrosos e ofertas como telas a óleo, fotografias, peças de vestuário e aparelhos ortopédicos. Logo na entrada está o túmulo do padre Luiz Raymondo.
No último final de semana de agosto acontece a festa do Bom Jesus. Romaria de milhares de fiéis, onde destacam-se os pagadores de promessas que fazem o percurso a pé, prestando seu culto de fé pelas graças alcançadas.
Igreja N. S. de Sant'Ana de Inconfidência
Localização: Rua Galdino Pereira, Inconfidência – 3º Distrito de Paraíba do Sul
A primitiva ermida precedeu o cemitério colonial, iniciado em 1740. A Capela que a substituiu, datada de 1770 é celebre em nossa história por ter recebido, em 1792, os despojos de Tiradentes, expostos diante da fazenda local. Devido a exiguidade da várzea, que impedia a expansão da vila, esta foi removida em 1894 para o local de hoje, com a inauguração do atual templo. A Paróquia de Sant'Ana foi criada em 1839.
Igreja Nossa Senhora do Rosário
Localização: Largo do Rosário, Centro
Por iniciativa de Manoel José Correa da Silva, cria-se a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, visando angariar donativos para a construção de uma capela. Localizada no cume de um morro, sua construção é iniciada em 1854 e concluída seis anos depois. A igreja é de pequeno porte, com características coloniais de arquitetura simplória. Sua estrutura é em madeira, pedra e pau a pique. Em 1881 sua única torre foi erguida para abrigar quatro sinos de bronze e um relógio de origem inglesa; que durante muitos anos serviu como regulador dos horários da população da cidade.
Capela de São Sebastião
Localização: Fernandó – Vila Salutaris, 2º Distrito de Paraíba do Sul
A Capela é de pequeno porte. O conjunto da nave é de pouca altura, pórtico e torre sineira. Lembra as pequenas capelas das missões. Com o desenvolvimento urbanístico da região, a Capela sofreu modificações arquitetônicas, sendo concluída em 15 de janeiro de 1967.
Igreja de Santo Antônio dos Pobres
Localização: Bairro Santo Antônio
Segundo a tradição local, a devoção a Santo Antônio vem do sepultamento improvisado do “menino Antônio” na várzea, fronteira com o cemitério, vitimado pela varíola em 1836. Os moradores da cidade, temerosos pelo contágio da doença, impediram a travessia do corpo que seria levado ao cemitério do morro da casa grande, sendo assim, tomaram direção em ao longínquo cemitério da várzea, surgindo então a ideia de sepultá-lo junto ao caminho. Na cruz do sepulcro, nasceu a devoção a Santo Antônio dos pobres da encruzilhada do Lucas. A Paroquia criada em 1855, deu início a construção da Igreja, concluída em 1872. Fachada simplória, com quatro colunas em cantaria, porta de acesso arqueada e sete janelas frontais.
Igreja Nossa Senhora de Santana
Localização: Bairro Lava Pés
Foi construída em meados do século XIX por iniciativa dos comerciantes que tinham seus estabelecimentos junto à praça, destacando-se os portugueses José Rodrigues Gonçalves Ferreira, Antônio José Soares de Souza e José Rodrigues Tigre, que iniciaram as obras em 1855, sendo finalizada em 1858. Com a ajuda da comunidade, construiu-se o altar-mor e a imagem da padroeira foi ofertada pelo fazendeiro João Jacintho do Couto. Foi a terceira igreja construída na cidade. De arquitetura simplória, sua estrutura original não resistiu ao tempo e seu estilo arquitetônico foi descaracterizado na tentativa de restauração nos anos 50.
Capela de Nossa Senhora das Graças
Localização: Morro de Santo Antônio – Centro (Morro do hospital)
Construída com donativos da Sra. Maria Augusta de Oliveira Penna (in memoriam) a seu pai, Dr. Randolfo Penna, devoto de Nossa Senhora das Graças, sua construção teve início em maio de 1922 e foi inaugurada em 31 de maio de 1923. É uma capela de pequeno porte, apresentando características góticas. Sua planta em formato hexagonal na fachada principal, o vão que antecede a porta de acesso possui três arcos ogivais que sustentam a torre sineira, as suas laterais 12 vitrais também em forma de ogiva.